O centro de custo possui as seguintes finalidades:
Facilitar a apuração dos gastos relacionados com o trabalho realizado em cada setor, facilitando, posteriormente, a sua apropriação por produto;
Caracterizar a responsabilidade pelos gastos ocorridos em cada setor.
Nota: Esta rotina está disponível apenas se no cadastro da empresa for informado que a empresa utiliza centro de custo.
Essa configuração é definida no menu Cadastros > Empresas. Na aba 3-Geral em "Cadastro Centro de Custo?". Se a resposta for Sim:
Sempre que houver lançamento contábil da empresa, será necessário informar o centro de custo.
Para acessar os cadastros de Centro de Custo, acesse o menu Plano de Contas > Centro de Custo. Através da janela de manutenção, é possível incluir, alterar, excluir um centro de custo ou emitir um relatório dos cadastrados:
Pode ser informada uma Conta de encerramento de exercício (para quando for zerar as contas de despesa e receita) ou pode deixar este campo como Nenhuma, é opcional, pois na rotina específica do encerramento do exercício (que o sistema ContabMilenium possui) será informada a conta contábil desejada.