A cada versão são implementados novos campos no sistema. Para acompanhar as configurações aconselhamos que o cliente se mantenha atento às notificações que emitimos através do sistema.
Estas podem ser verificadas dentro do WinDP de duas maneiras:
1. Pela guia Sistemas, na opção Notificações:
2. Pelo atalho de notificações da área de trabalho do WinDP.
Estas notificações podem ser impressas ou salvas em PDF. Elas descrevem exatamente o que precisa ser ajustado, indicam qual o local do sistema e o campo que necessita de ajuste.
Na guia Configurações > eSocial > Inativação > Eventos/Rubricas.
A tela exibida auxiliará na configuração dos eventos. Através dela poderão ser inativados eventos não utilizados em folhas a partir da data estipulada pelo usuário nesta tela.
A partir da mesma tela o usuário pode configurar rubricas ainda não configuradas.
Marque e após clique
em
.
Estas opções darão acesso a uma listagem de eventos para configuração.
Na listagem de eventos a configurar (que será exibida), selecione um evento para ajustar e clique em Modificar.
Na aba eSocial, ao preencher o campo Natureza
da rubrica, poderá clicar sobre a “varinha”
.
Esta opção sugere os próximos campos da rubrica.
Dependendo da rubrica podem acontecer casos em que nem sempre irá sugerir um código de incidência para os quatro campos.
O computador que vai fazer a transmissão dos arquivos deve estar com o certificado digital previamente instalado e configurado no sistema WinDP.
O certificado digital pode ser cadastrado na guia Configurações > Certificados Digitais.
Clique na opção Incluir para adicionar um novo certificado e preencha a tela com os dados do certificado, informando: senha, número de série e data de validade, conforme tela abaixo:
Importante: O certificado digital deverá ser dos tipos A1-pfx ou A3 para que seja possível realizar a exportação para o eSocial. |
Neste exemplo, adicionamos um certificado do tipo A1-pfx.
Após inseridas as informações, clique em Salvar.
Vincule o certificado digital ao cadastro da empresa, acesse o menu Cadastros > Empresas.
Na aba Certificado Digital, selecione-o.
O local de transmissão dos dados fica na guia Movimentações > eSocial.
Verifique dentro do cadastro da empresa em Cadastros > Empresas.
Na aba Departamento Pessoal > eSocial confirme se o campo Cronograma eSocial está informado corretamente conforme faturamento da empresa.
Nosso sistema tem acompanhado o faseamento, por isso é importante atentar para as liberações de versão e manter-se atualizado!
Acesse a guia Movimentações > eSocial > eSocial - Geração e Transmissão.
Selecione os eventos para transmissão (Iniciais / Tabelas, Periódicos e/ou Não Periódicos).
Clique em Verificar novos registros.
A tela exibida auxiliará na conferência das informações através dos Status.
No quadro Resumo é possível verificar os eventos que estão Aguardando envio, Aguardando retorno, Concluídos e com Falhas.
Para transmitir o eSocial clique em .
Para conferência é possível emitir um relatório contendo a tabela, competência,
informações de envio e o recibo, para emissão basta selecionar o período
inicial e final (mes/ano) e clicar no ícone impressora .